Informe TOMASA: Poder Judiciário afasta a cobrança da Demanda Contratada.

Informe TOMASA:

                                   Poder Judiciário afasta a cobrança da Demanda Contratada.

O Tribunal de Justiça de São Paulo – (TJ-SP) concedeu decisão judicial favorável determinando a cobrança da demanda contratada com base somente na demanda efetivamente utilizada.

Segundo a decisão obtida pelo escritório TOMASA,“no caso concreto, independentemente de posição administrativa favorável ou desfavorável da ANEEL em relação às pretensões de readequação das cobranças ora lançada pela autora aos olhos deste Juízo ao menos em sede de cognição sumária há relato fático verossímil indicando que por conta do caos econômico estabelecido no presente momento, com paralisação de diversas atividades econômicas, a autora não possui condições efetivas de arcar com o pagamento da demanda que não será utilizada”.

Destaca-se que a decisão judicial é fruto dos impactos decorrentes da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em face da cobrança da demanda contratada.

A demanda contratada é a demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

Nesse sentido, para ilustrar o conceito acima, vamos pensar em um avião, os números de lugares disponíveis, seriam a DEMANDA, ou seja, a capacidade máxima de transporte disponível em cada voo, e o consumo de energia elétrica, objeto de outra relação, é a somatória de passageiros transportados em cada voo, em um determinado período de tempo.

Por fim, destaca-se que a possibilidade de apresentação de pleito ao Poder Judiciário, dependerá necessariamente da análise do caso concreto.

A Área de Energia do TOMASA permanece à disposição para auxiliar as empresas e associações de classe que queiram mais informações sobre os assuntos aqui abordados.

Mais artigos

Consulta ao mercado para validação das curvas de oferta e demanda de gás na malha interligada NTS-TBG e possível dimensionamento do projeto de desengargalamento, denominado “Corredor Pre-Sál – Sul” e de potenciais projetos de crescimento

Com a mudança da dinâmica de oferta de gás natural na malha interligada de transporte do Brasil, a NTS está desenvolvendo um projeto de desengargalamento da sua rede, possibilitando enviar volumes maiores do que os hoje praticados no sentido Rio-São Paulo. Dado o possível crescimento do processamento do gás no estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Artigo: Contratos de Energia nas Recuperações Judiciais

Por Cid Tomanik A recuperação judicial é um processo complexo que exige tomadas de decisões estratégicas, especialmente quando se trata da negociação de contratos de energia. Nesse contexto, a elaboração de um plano de negócio eficiente é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira da empresa em recuperação. Durante a recuperação judicial, é comum que as

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle