Consumo de gás natural cresce 33,6% no primeiro semestre


Em todo o país foram consumidos, em média, 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

O consumo de gás natural no Brasil registrou crescimento de 33,6% no primeiro semestre de 2013. De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), foram consumidos em média 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

A manutenção do despacho das térmicas a gás no primeiro semestre, para assegurar a geração elétrica no país, aumentou a demanda pelo insumo no segmento em 135,2% na comparação com o mesmo período de 2012.

O consumo residencial de gás natural alcançou um volume médio de 911 mil metros cúbicos por dia durante o semestre, um aumento de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.  O segmento comercial também registrou crescimento de 3,2% no primeiro semestre. Já os segmentos industrial e automotivo registraram retração de 1,8% e 4,5%, respectivamente.

A região Sudeste concentra o maior consumo do energético com um volume médio de 48,7 milhões de metros cúbicos por dia, seguida pela região Nordeste com 12,4 milhões de metros cúbicos por dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram  em média 6,3 milhões de m³/dia, 3,1 milhões de m³/dia e 1,4 milhões de m³/dia, respectivamente, em junho.

Hoje o gás natural chega a mais de 2,3 milhões de consumidores em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABEGÁS  / Vanusa Bezerra

Mais artigos

Acceso seguro al mercado brasileño de gas natural

Expanda sus operaciones en uno de los mercados más dinámicos de América Latina, con respaldo regulatorio y estratégico especializado. Brasil: un mercado en transformación Marco legal modernizado (Nueva Ley del Gas Natural) Crecimiento del mercado libre de gas Nuevas inversiones en infraestructura: terminales, gasoductos y plantas de procesamiento Mayor demanda por gas competitivo y contratos

Leia mais

Tomada Pública de Contribuições – Harmonização Regulatória do Setor de Gás Natural

Órgão: Ministério de Minas e Energia Setor: MME – Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Status: Ativa Abertura: 24/04/2025 Encerramento: 24/05/2025 Contribuições Recebidas: 2 Resumo Contexto O setor de gás natural no Brasil tem passado por significativas transformações nos últimos anos, impulsionadas por mudanças regulatórias que visam ampliar a concorrência, atrair investimentos e promover um mercado mais dinâmico e

Leia mais

QUALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

No Brasil, a qualidade da energia elétrica é regulamentada por uma série de normas e procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). principal referência nesse contexto é o Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), especialmente o Módulo 8, que trata especificamente da qualidade da energia fornecida. O PRODIST

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle