Consumo de gás natural cresce 33,6% no primeiro semestre


Em todo o país foram consumidos, em média, 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

O consumo de gás natural no Brasil registrou crescimento de 33,6% no primeiro semestre de 2013. De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), foram consumidos em média 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

A manutenção do despacho das térmicas a gás no primeiro semestre, para assegurar a geração elétrica no país, aumentou a demanda pelo insumo no segmento em 135,2% na comparação com o mesmo período de 2012.

O consumo residencial de gás natural alcançou um volume médio de 911 mil metros cúbicos por dia durante o semestre, um aumento de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.  O segmento comercial também registrou crescimento de 3,2% no primeiro semestre. Já os segmentos industrial e automotivo registraram retração de 1,8% e 4,5%, respectivamente.

A região Sudeste concentra o maior consumo do energético com um volume médio de 48,7 milhões de metros cúbicos por dia, seguida pela região Nordeste com 12,4 milhões de metros cúbicos por dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram  em média 6,3 milhões de m³/dia, 3,1 milhões de m³/dia e 1,4 milhões de m³/dia, respectivamente, em junho.

Hoje o gás natural chega a mais de 2,3 milhões de consumidores em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABEGÁS  / Vanusa Bezerra

Mais artigos

Amazonas – Consulta Pública nº 004/2023 – Definição da Tarifa TOM

OBJETIVO : Receber contribuições oportunizando à sociedade o encaminhamento de seus pleitos, críticas e sugestões, que subsidiarão a elaboração da redação final da Nota Técnica nº 003/2023 – DECT/ARSEPAM referente ao estudo realizado para a definição da Tarifa de Operação e Manutenção – TOM. Início: 02/05/2023 Término: até às 23h59 de  22/05/2023 Aviso da Consulta

Leia mais

Amazonas – Consulta Pública nº 003/2023 – Definição da Tarifa TUSD

Objetivo: Receber contribuições oportunizando à sociedade o encaminhamento de seus pleitos, críticas e sugestões, que subsidiarão a elaboração da redação final da Nota Técnica nº 002/2023 – DECT/ARSEPAM referente ao estudo realizado pela ARSEPAM para a definição da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Gás Canalizado – TUSD. Início: 02/05/2023 Término: até às

Leia mais

Amazonas – Consulta Pública nº 002/2023 – Revisão da Resolução nº 003/2022 – CERCON/ARSEPAM

1. OBJETIVO  Receber contribuições oportunizando à sociedade o encaminhamento de seus pleitos, críticas e sugestões, que subsidiarão a elaboração da redação final da Resolução nº 003/2022 – CERCON/ARSEPAM que autoriza a instituição e regulamenta a modalidade de serviços de distribuição intitulada SERVIÇOS DE MOVIMENTAÇÃO DE GÁS, assim como estabelece as condições gerais de sua prestação

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle