Consumo de gás natural cresce 33,6% no primeiro semestre


Em todo o país foram consumidos, em média, 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

O consumo de gás natural no Brasil registrou crescimento de 33,6% no primeiro semestre de 2013. De acordo com o levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), foram consumidos em média 70,7 milhões de metros cúbicos por dia do energético.

A manutenção do despacho das térmicas a gás no primeiro semestre, para assegurar a geração elétrica no país, aumentou a demanda pelo insumo no segmento em 135,2% na comparação com o mesmo período de 2012.

O consumo residencial de gás natural alcançou um volume médio de 911 mil metros cúbicos por dia durante o semestre, um aumento de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.  O segmento comercial também registrou crescimento de 3,2% no primeiro semestre. Já os segmentos industrial e automotivo registraram retração de 1,8% e 4,5%, respectivamente.

A região Sudeste concentra o maior consumo do energético com um volume médio de 48,7 milhões de metros cúbicos por dia, seguida pela região Nordeste com 12,4 milhões de metros cúbicos por dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram  em média 6,3 milhões de m³/dia, 3,1 milhões de m³/dia e 1,4 milhões de m³/dia, respectivamente, em junho.

Hoje o gás natural chega a mais de 2,3 milhões de consumidores em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABEGÁS  / Vanusa Bezerra

Mais artigos

Comunicado: Novo Sócio

É com satisfação que o escritório Tomanik Martiniano anuncia a chegada de Reinaldo Luiz Rossi. O novo sócio será responsável pela área de projetos estruturados no setor de energia, bem como conflitos estratégicos. Com mais de 10 anos de experiência, Reinaldo atua ativamente em operações de energia, inclusive anteriormente com projetos em parcerias com o

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR – PLP 16/2021 – ICMS

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR – PLP 16/2021 Link: tramitação Define os combustíveis e lubrificantes sobre os quais incidirá uma única vez o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, ainda que as operações se iniciem no exterior. o CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

Leia mais

PROJETO DO EXECUTIVO PREVÊ ALÍQUOTA NACIONAL PARA ICMS EM COMBUSTÍVEL

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 16/21, do Poder Executivo, unifica em todo o País as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis. A lista inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo. A proposta em tramitação na Câmara

Leia mais