ALERTA REGULATÓRIO – Consulta Pública Nº 002/2024 – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas – ARSEPAM

DESCRIÇÃO: Receber contribuições oportunizando à sociedade o encaminhamento de seus pleitos, críticas e sugestões, que subsidiarão a elaboração da redação final da Minuta Padrão do Contrato de Operação e Manutenção Referente ao Serviço de Movimentação de Gás.

A Minuta Padrão do Contrato de Operação e Manutenção Referente ao Serviço de Movimentação de Gás tem como finalidade o aprimoramento da Regulação do Setor de Gás Natural Canalizado do Estado do Amazonas, tornando-a cada vez mais alinhada à Resolução 005/2023 – CERCON/ARSEPAM e à Lei Estadual nº 5.420 de 17 de março de 2021.

PÚBLICO-ALVO: Concessionárias, usuários, produtores, importadores, consumidores, comercializadores e demais interessados no mercado de gás natural canalizado.

CALENDÁRIO

  • Publicação do Aviso da Consulta Pública no Diário Oficial do Estado do Amazonas – Dia 16 de fevereiro de 2024.

  • Período de recebimento de contribuições – De 26 de fevereiro a 11 de março de 2024.

  • Divulgação do resultado da Consulta Pública no site da Arsepam – A partir de 26 de março de 2024.

FORMA DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar desta Consulta Pública os concessionários, usuários, produtores, importadores, consumidores, comercializadores e demais interessados no mercado de gás natural canalizado no Estado do Amazonas.

As contribuições devem ser feitas por escrito, em formulário específico disponível por meio do link: https://forms.gle/REBBMNELuuki8fyb9.
Somente serão apreciadas pela ARSEPAM as contribuições realizadas por meio do formulário disponibilizado e dentro do prazo estabelecido.

DOCUMENTOS ANEXOS

1 – LEI N° 5.060/2019 – Lei de Criação da Arsepam.

2 – Aviso de Consulta Pública.

3 – Regulamento da Consulta Pública.

4 – Proposta da Minuta Padrão do Contrato de Operação e Manutenção Referente ao Serviço de Movimentação de Gás.

5 – Formulário de Contribuição para a Consulta Pública N.º 002/2024.

6 – Lei Estadual N.º 5.420/2021 (Lei do Gás) – Disciplina a prestação do serviço público de distribuição de gás natural canalizado.

7 – RESOLUÇÃO Nº 005/2023 – CERCON/ARSEPAM  – Prevê e regulamenta a modalidade de prestação dos serviços locais de gás canalizado, intitulada Serviço de Movimentação de Gás (SMG), inclusive a operação e a manutenção, nos termos do art. 58, da Lei Estadual N.° 5.420/2021, para atendimento aos consumidores livres, autoprodutores e autoimportadores, assim como estabelece as condições gerais da sua prestação no Estado do Amazonas.

Mais artigos

Acceso seguro al mercado brasileño de gas natural

Expanda sus operaciones en uno de los mercados más dinámicos de América Latina, con respaldo regulatorio y estratégico especializado. Brasil: un mercado en transformación Marco legal modernizado (Nueva Ley del Gas Natural) Crecimiento del mercado libre de gas Nuevas inversiones en infraestructura: terminales, gasoductos y plantas de procesamiento Mayor demanda por gas competitivo y contratos

Leia mais

Tomada Pública de Contribuições – Harmonização Regulatória do Setor de Gás Natural

Órgão: Ministério de Minas e Energia Setor: MME – Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Status: Ativa Abertura: 24/04/2025 Encerramento: 24/05/2025 Contribuições Recebidas: 2 Resumo Contexto O setor de gás natural no Brasil tem passado por significativas transformações nos últimos anos, impulsionadas por mudanças regulatórias que visam ampliar a concorrência, atrair investimentos e promover um mercado mais dinâmico e

Leia mais

QUALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

No Brasil, a qualidade da energia elétrica é regulamentada por uma série de normas e procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). principal referência nesse contexto é o Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), especialmente o Módulo 8, que trata especificamente da qualidade da energia fornecida. O PRODIST

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle