CONVITE – Lançamento do Livro – MANUAL DE DIREITO DO PETRÓLEO – PROF. LUIZ CEZAR QUINTANS

No próximo dia 27 de novembro de 2014 será lançado o mais novo livro do PROF. LUIZ CEZAR QUINTANS “MANUAL DE DIREITO DO PETRÓLEO”, pela editora Atlas. O coquetel de lançamento será realizado a partir da 17 horas, na Livraria da Travessa (Rua Sete de Setembro n. 54, Centro, RJ).

 SINOPSE

 mostrarimagemO estudo de assuntos ligados a Petróleo e Gás vem atraindo, cada vez mais, profissionais e estudantes, não só do Direito, mas também de outras áreas, como Geologia, Geofísica, Engenharia, Administração etc. A ideia inicial desta obra era servir de base para os cursos de graduação e pós-graduação da disciplina Direito do Petróleo. Todavia, considerando a variedade de temas abordados pelo autor, tornou-se um verdadeiro Manual. Obra indispensável para quem pretende conhecer a diversidade de assuntos que envolvem o segmento de Oil & Gas.

 O trabalho é abrangente, rico em variedades de tópicos e está dividido em quatro partes. A primeira parte trata de aspectos históricos, da trajetória do monopólio e do novo marco regulatório. A segunda parte trata de aspectos geológicos, comerciais, formas de participação nas licitações, aspectos regulatórios locais e de análise de investimentos. A terceira parte é dedicada aos contratos de petróleo utilizados no mundo e no Brasil, além de outros aspectos regulatórios relacionados a outros órgãos públicos. A quarta parte faz uma relação entre o Direito do Petróleo e outros ramos do Direito, abrangendo aspectos tributários, constitucionais, contratuais, administrativos, ambientais e muitos outros.

 Trata-se de um livro que interessa a estudantes e profissionais dos mais variados ramos de atividades que envolvem a Indústria, com objetivo de disseminar o conhecimento e ao mesmo tempo oferecer opiniões que possam ajudar na construção de novas leis e regulamentos.

 Querendo, avalie o sumário para verificar o conteúdo da obra, no site da Editora Atlas

Mais artigos

Resolução ANP Nº 982 DE 21/05/2025

Estabelece as especificações do gás natural, nacional ou importado, e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos que comercializam ou transportam o produto em território nacional.   Publicado no DOU em 22 maio 2025 A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS – ANP, no exercício das

Leia mais

MME abre consulta pública sobre decreto do Programa de Incentivo ao Biometano

Ministério também realizará uma audiência pública sobre o tema no dia 21/05, das 14h às 18h, no Auditório Observatório Nacional da Transição Energética O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta segunda-feira (12/05), consulta pública sobre o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de

Leia mais

PRORROGAÇÃO – CONSULTA PÚBLICA ARSAL Nº 002/2025 – GÁS CANALIZADO

AVISO DE CONSULTA PÚBLICA – ARSAL Nº 002/2025 Processo SEI n° E:25529.0000000392/2025 A Diretora do Conselho Executivo de Regulação no Exercício da Presidência, Sra. Camilla da Silva Ferraz, no uso de suas atribuições conferida pela Lei Ordinária nº 6.267, de 20 de setembro de 2001, com suas alterações advindas pela Lei n.º 7.151, de 5

Leia mais
Desenvolvido por Danilo Pontechelle